sexta-feira, 5 de outubro de 2007

O Orientador Educacional na Escola

O Orientador Educacional na Escola

O Orientador contribui para a proposta pedagógica da Escola, dialogando com cada professor sobre as formas de melhorar o desenvolvimento de cada aluno. O serviço de orientação educacional tem como objetivo contribuir para que o indivíduo aprenda a valorizar o seu potencial, estimulando a permanência e o sucesso do educando na escola, para que utilize e aplique os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática, solidária, participativa, autônoma e justa.
Uma das funções do Orientador Educacional é realizar o encaminhamento de crianças com dificuldade de aprendizagem para o CEAPE – Centro de Apoio Pedagógico.


Centros de Apoio à Educação Escolar


CEAPE

Antigo Nape, tem como objetivo atender as crianças com dificuldade de aprendizagem das séries iniciais. Os relatórios dos alunos encaminhados são listados e, por ordem de chegada e urgência, são agendados para avaliação. Só permanecerão no Ceape os alunos que apresentarem perfil para atendimento.


APOIA

É uma rede estadual de apoio à permanência da criança na escola. Em cada município, Educadores, Pais, Conselheiros Tutelares, Programas da Prefeitura, ONGs, Promotor e Juiz da Infância, entre outros, trabalham unidos numa rede municipal de apoio às famílias e filhos fragilizados, para que completem com sucesso o ensino fundamental. É o sistema de justiça da infância ao lado dos Educadores.


NUPEGA

É o Núcleo de Prevenção da Gravidez na Adolescência que iniciou devido a um grande número de gestantes adolescentes e que não freqüentam mais a escola, sem qualquer referencial de informação e formação. Tem como objetivo geral integrar a comunidade em ações que levem seus integrantes a buscar uma melhor qualidade de vida, prevenindo a gravidez na adolescência e amparando adolescentes e familiares se a gravidez ocorrer. O papel da escola, nesse caso, é realizar levantamento estatístico do número de adolescentes grávidas na escola; informar os pais sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo; encaminhar adolescentes que não estudam e que necessitam de auxílio.

2 comentários:

Eliana disse...

Olá! Minha formação em Pedagogia é na área de Orientação Educacional, apesar de nunca ter exercido a função.É muito bom ter como trocar idéias a respeito deste trabalho, tão importante para que haja sucesso na aprendizagem das crianças!
Um abraço Eliana.

Professora Ellen disse...

OI, Nina
Gostei do seu blog. A função do orientador educacional realmente é muito importante.
Sucesso no seu blog.
Um abraço,
Ellen